8 de julho de 2022

Aedes aegypti: LIRAa aponta infestação de 2,6% em Montes Claros

Apesar do LIRAa anterior, realizado em janeiro, ter apresentado um resultado pior - 5,2% - o resultado do levantamento atual mostra que ainda é preciso ter cautela.

 

Por g1 Grande Minas - 08/07/2022 16h44

 

O Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aeggypti (LIRAa) apontou infestação de 2,6% em Montes Claros. Isso quer dizer que a cada 100 locais visitados, mais de dois tinham focos do mosquito, que é responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya.

Apesar do LIRAa anterior, realizado em maio, ter apresentado um resultado pior - 5,2% - o resultado do levantamento atual mostra que ainda é preciso ter cautela. Segundo o Ministério da Saúde, índices inferiores a 1% representam baixo risco de infestação, de 1% a 3,9% apontam médio risco e acima disso a situação é considerada crítica, de alto risco.

O coordenador técnico do Centro de Controle de Zoonoses, Jadson Geraldo, fala que a queda apontada pelo levantamento é fruto da intensificação dos trabalhos, com mais visitas e ações educativas. Além disso, uma outra estratégia foi adotada, o UBV - popularmente conhecido como "fumacê".

"O UBV é direcionado justamente para combater o mosquito adulto que estava circulando nesses bairros, esse trabalho é realizado com base na incidência, a cada 300 casos notificados para 100 mil habitantes é preconizado que se utilize esse tipo de atividade."

Os casos chegam ao CCZ por meio da Vigilância Epidemiológica e também por meio das notificações espontâneas, quando um agente visita um imóvel e detecta que o morador está com suspeita de alguma das doenças causadas pelo Aedes.

 

Principais medidas de combate:

Providenciar limpeza periódica e vedamento dos tambores e tanques;
Limpar semanalmente os ralos e usar tela de malha fina;
Destinar o lixo para coleta pública;
Encher de areia até a borda os pratos de plantas.

Para denunciar focos do mosquito, o morador pode ligar para os telefones (38) 2211-4400 ou 0800-283-3330 (Disque-Dengue).

 

Fonte: Portal G1

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram